Quilombos - Jackie Ricalday

 Antes de mais nada, os quilombos foram e ainda são espaços de proteção e resistência para aqueles que foram escravizados. Como também são espaços de luta contra a escravidão e, hoje em dia, contra a discriminação. Sem dúvida, essas comunidades se formaram há muitos anos atrás, mas nem sempre foram reconhecidas e apoiadas pelo resto da sociedade. Entretanto, eu notei um padrão em relação às lideranças nas quais as mulheres têm papéis importantes. O Quilombo Kaonge em Cachoeira, que nós visitamos, me ensinou sobre o estilo de vida que quarenta e cinco indivíduos têm  apesar de encarar tantos desafios. Por exemplo, a criação da sua própria moeda não foi fácil, mas com ajuda do governo Lula, em seus mandatos anteriores, eles conseguiram aprovar o dinheiro com o nome de sururus e se expandir. Isso quer dizer que a sua luta foi tão forte que ninguém logrou diminuir sua resistência embora não tenham tido os mesmos recursos disponíveis. Eu fiquei surpresa e com um sentimento de humildade quando soube que essas comunidades experienciaram anos sem luz e água. Verdadeiramente foi um prazer ter aprendido como eles vivem e como não desperdiçam nada. Logo depois da visita, eu aprendi a valorizar e a lembrar que ainda existem recursos naturais. Foi incrível ouvir a experiência deles durante a pandemia, pois utilizavam ervas e folhas como tratamento. Além disso, eu tive a grande oportunidade de ver como se faz o azeite de dendê assim como também o xarope natural. Nesta foto, eu tirei o primeiro passo da produção do azeite dendê que é esmagar e mexer os frutos até se tornar uma textura grossa para logo depois colocar dentro de uma bacia com água. 

Para concluir, é importante preservar esses territórios e cultura porque continua com falta de recursos e representação no Brasil.

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Boa postagem, Jackie! Concordo com a importância das mulheres na Kaonge. Elas têm papéis importantes para o bem-estar do quilombo. Também acho que foi interessante que você mencionou o foco com os recursos naturais. Acho que é muito fácil esquecer que a gente tem recursos naturais no mundo porque nós sempre temos um foco na indústria e inovação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário