Gênero e Sexualidade- Maddy Krakar
Para minha última postagem neste blog, escolhi uma foto que tirei de um almoço que Dona Maria, a faxineira da minha mãe, preparou. Acho que ajuda a mostrar o papel do gênero no Brasil. Dona Maria é considerada a faxineira pela minha mãe. Apesar do nome, ela faz muito mais que apenas a faxina. Ela também faz outras tarefas domésticas, como a preparação de comida. Ela faz o "trabalho de mulher" na casa. É esperado que ela prepare um almoço grande, mesmo quando só eu estiver almoçando em casa.
Como faxineira, Dona Maria exemplifica a experiência de muitas mulheres, especialmente mulheres negras. Segundo Sueli Carneiro, mais de uma metade das mulheres negras trabalham na esfera doméstica. Dona Maria é apenas uma das milhões de mulheres negras trabalhando, especialmente trabalhando para famílias brancas. Apesar dos avanços das mulheres nos últimos anos, esses avanços afetam mulheres brancas e ricas muito mais que mulheres negras e pobres. Por exemplo, mais mulheres estão estudando cursos que são tradicionalmente masculino, tais como Direito e Medicina. Embora isso seja um avanço grande, as mulheres estudando isso são maioritariamente brancas e de famílias ricas. Mulheres negras não têm tantas oportunidades.
Outro exemplo é o acesso à saúde. Carneiro fala do acesso à creche; as mulheres que precisam trabalhar para sustentar a família são as que não têm dinheiro para a creche. Acontece também com o aborto. Se uma mulher pobre quiser um aborto, ela vai fazer em uma situação perigosa, em que ela pode até morrer. Outras mulheres têm o dinheiro para viajar para um local onde o aborto não seja criminalizado e ter um aborto muito mais seguro.
Embora o Brasil tenha alcançado muito mais igualdade do gênero do que no passado, ainda não é igual. Os avanços são mais comuns entre a classe média alta, enquanto mulheres que não são dessa classe ainda têm muitas dificuldades. Por isso, a interseccionalidade tem um papel muito importante no feminismo.
Oi Maddy, gostei muito do seu post. Acho que você tem uma perspectiva interessante porque tem uma empregada em sua casa! Concordo com seus comentários de que as mulheres negras não têm tantas oportunidades quanto as outras. Eu não sabia sobre os problemas com a saúde, obrigado por me informar. Concordo com seu comentário de que as mulheres, todas as mulheres, precisam de igualdade. -- Callie Landers
ResponderExcluir