Gênero e sexualidade - Connor Mason



        Durante nossas semanas aqui, já aprendemos muito sobre o assunto de representação de mulheres no Brasil, especialmente mulheres negras. A história do Brasil é escrita profundamente desde uma perspectiva branca e masculina, muito como os EUA, e é raro que as pessoas vejam muito representação de mulheres negras em história, arte, etc. É por isso que eu decidi utilizar essa foto acima. Dá para ver o que eu acredito ser representações de Iemanjá junto com um emblema que diz “Filhas de Gandhy”. Vou primeiramente escrever sobre essas representações.

A importância e reverência que são dadas para Iemanjá falam da dinâmica da mulher em comunidades tradicionais afro-brasileiras. Iemanjá é reverenciada fortemente e, no mesmo sentido, muita atenção parece ser dada para as mulheres na comunidade. Parece comum, pelo menos para mim, que o papel da mulher seja lembrado pela recoleção de história oral, como os casos das lutadoras durante a guerra de independência baiana. Também, parece que posições de importância tipicamente sejam mantidas por mulheres, como a Mãe de Santo nos terreiros. Acho  também que isso contrasta fortemente contra as atitudes mostradas pela sociedade geral no Brasil e nos EUA. Eu vou adicionar a isso que essas comunidades ainda mostram convenções tradicionais em que mulheres tipicamente têm um papel de mãe, o qual, eu acredito, é verdade nessas sociedades. 

Finalmente, vou falar brevemente sobre as Filhas de Gandhy agora. As Filhas de Gandhy são uma escola de samba que foi fundada 44 anos atrás com muitos dos princípios dos Filhos de Gandhy, mas também com uma mensagem de feminismo. Só quero mencioná-las, além do fato que aparecem na foto, porque eu sinto que a organização representa que as pessoas ainda estão lutando para um amanhã igual, aqui e no mundo inteiro. Nós vimos isso quando tivemos a palestra com Major Denice Santiago e seu relato sobre sua experiência como um membro da polícia e o abuso contra mulheres aqui no Brasil. Tomara que nós possamos continuar a ver esse crescimento no futuro.


 

Comentários