Gênero e sexualidade-AnaPlaza


 Algo que aprendi durante esta semana foi a importância das mulheres indígenas na representação política como Sonia Guajajara Ministra dos Povos Indígenas do Brasil, demonstrando que elas podem fazer parte do processo político deste país e que ser índio não é só viver na floresta, mas poder participar, construir e ajudar a proteger a humanidade. Aprendi também com a luta das mulheres, as dificuldades, como os papéis tradicionais de gênero que existem até hoje, uma que está muito presente aqui no Brasil e em outros países é que trabalho doméstico é coisa de mulher, o que é totalmente errado. O trabalho doméstico deve ser valorizado como qualquer outro trabalho.

Escolhi esta foto que tire na Cachoeira porque ela me trouxe à memória do texto da leitura que lemos em aula “A consciência de que a identidade de gênero não se desdobra naturalmente em solidariedade racial intragênero conduziu as mulheres negras a enfrentar, no interior do próprio movimento feminista, as contradições e as desigualdades que o racismo e a discriminação racial produzem entre as mulheres” Associo isso com a palestra ministrada pela tenente Denise, algo importante que ela disse, a solidariedade é a união entre as mulheres. É hora de as mulheres ocuparem o centro do palco nesta sociedade desigual, como a tenente Denise e outras mulheres. E da mesma forma, precisamos tomar decisões que facilitem uma sociedade mais igualitária, com melhor qualidade de vida para todos, independente de raça e gênero.


Comentários

  1. Oi Ana, amei ler tua resposta. Fez uma conexão marvilhosa entre a ideia de discriminação racial e a fraqueza no movimento feministo atual, pelo menos isso foi minha interpretação. Eu concordo completamente que nós precisamos acaber esses prejuizos contra raça e gênero antes que nós podemos avançar como humanos. Quero te perguntar também, acha que esses trabalhos são desvalorizados por causa de seu papel em sociedade ou por causa das pessoas que têm trabalhado elas historicamente?

    ResponderExcluir

Postar um comentário