São João: Treasure Ibe

 

Essa imagem foi tirada de Pelourinho durante as festividades de São João na sexta-feira, 23 de junho. O Pelourinho foi decorado com bandeirolas coloridas, típicas das Festas Juninas. Embora não mostrado nesta foto, Pelourinho estava cheio com muitas pessoas que vestiram as roupas típicas do feriado de São João: os chapéus de palha, camisas quadriculadas, vestidos quadriculados, e os chapéus de cangaceiro, bandidos armados dos sertões do Nordeste. A padrão quadriculada pode ser visto na saia da garota ao lado da porta vermelha.

Meu aspecto preferido de São João é a música, Forró. Exemplos da música do Forró estavam em todos os lugares. De acordo com descrições de bandas de Forró da palestra, Pelourinho teve muitas bandas do Forró com instrumentos como o acordeão, o triângulo, a zabumba, um tipo de bumbo ou tambor, e a guitarra. Assim como a banda que tocava música na Festa de São João do Instituto Clara Ramos, muitas bandas tocaram a canção chamada “Asa Branca” por Luiz Gonzaga com Humberto Teixeira. Luiz Gonzaga, como nós aprendemos da palestra de Alida, é famosa por seu papel na popularização do gênero do Forró em todo Brasil. Posteriormente, a canção “Asa Branca” é muito popular para a Festa de São João. Depois de ouvir as letras da canção, pode perceber indicações diretas de símbolos de São João, por exemplo, com a linha “Qual fogueira de São João.” Mais importante, “Asa Branca” mostra como Forró representa a cultura e história do Nordestino rural por descrever um período de seca (“Quando olhei a terra ardendo”) que afeta a vegetação (“Por falta d’água perdi meu gado…Morreu de sede meu alazão”) e a vida dum fazendeiro, mesmo causando o asa-branca voar para longe do sertão nordestino.


Comentários

  1. Que foto incrível do Pelourinho durante as festividades de São João! As decorações coloridas e as roupas típicas do feriado realmente trazem um clima festivo. O Forró é realmente uma parte essencial dessas comemorações, e "Asa Branca" é uma música clássica que transmite a cultura e a história do Nordeste. Obrigado por compartilhar essa experiência cultural maravilhosa!

    ResponderExcluir

Postar um comentário