São João - Marco Pevia
Nesta foto, Grace e eu estamos com uma garotinha que animava a festa de São João que fizemos com o ICR. Estamos vestidos com roupas tradicionais (ou próximas a elas) usadas durante o feriado. O feriado de São João celebra o nascimento de São João e faz parte das festas juninas que são várias festas e feriados durante o mês de junho. O São João é comemorado em todo o Brasil por todas as pessoas independente de raça ou classe social. As pessoas comemoram usando roupas xadrez comumente associadas a fazendeiros, dançando quadrilha, bebendo álcool e disparando fogos de artifício.
Quadrilha é um tipo de dança folclórica em que casais se vestem de caipiras. As mulheres normalmente usam maquiagem e pintam sardas no rosto. Ambos os sexos podem ser vistos usando chapéus de fazendeiro. Acompanhando a dança está o forró, gênero musical que está para o Nordeste do Brasil como o samba está para o Rio de Janeiro. É tocada com sanfona, zabumba e triângulo e é um gênero musical animador e de ritmo acelerado, popular em todo o Brasil, especialmente durante a Festa Junina.
Enquanto no Carnaval as pessoas vêm do campo para a cidade, no São João ocorre o contrário. é muito comum as pessoas saírem da cidade para irem para as comunidades rurais. O milho é tipicamente a peça central de muitas comidas durante esse período e é preparado de várias maneiras diferentes. Pode ser deixado na espiga e cozido. Algumas pessoas o cozinham em pão doce ou outras sobremesas. Eu pessoalmente gostei mais como curau. Amendoins cozidos também são comuns, o que achei interessante porque amendoins cozidos também são encontrados nos estados do sul dos Estados Unidos.
Comentários
Postar um comentário