São João- Maddy Krakar
Para minha postagem sobre São João, escolhi esta foto da Abbie e de mim durante a festa de São João do ICR. Na foto, a gente está usando trajes típicos de São João e as festas juninas. O que se destaca é o padrão de xadrez. Isso acontece porque a festa de São João é associada com o interior e a vida sertaneja. Por isso, é muito comum usar roupas caipiras e sertanejas, inclusive muito xadrez. Também percebi isso muito durante minha viagem para o interior. Na primeira noite, os shows foram de músicos de piseiro e pisadinha. Todas as mulheres estavam de roupas chiques com saltos altos. Em contraste com isso, a terceira noite teve shows do forró pé de serra. Nessa noite, todo mundo usou roupas mais típicas da festa.
Outro aspecto tradicional das festas juninas que não é visível na foto é o uso da música forró. Como essas festas são mais populares no Nordeste do Brasil, a música tradicional é música nordestina. A festa do ICR teve uma banda tocando clássicos do forró, além de versões forrozeadas de músicas do carnaval baiano. Em Senhor do Bonfim, onde viajei, tinha quatro noites de shows. A primeira teve pisadinha e piseiro. Fui ao show do João Gomes, meu favorito. A segunda noite teve Bruno e Marrone, um grupo de sertanejo, além de Zé Vaqueiro. Embora Bruno e Marrone não sejam forró, o sertanejo tem a mesma influência rural que o forró. A terceira teve um forró mais tradicional, com shows do Flávio José e do Adelmário Coelho. Eu não sei o que aconteceu na quarta noite, porque eu já tinha voltado para Salvador. O que une esses músicos é que todos tocam música conectada com a vida rural, que é um aspecto muito importante das festas de São João.
Oi Maddy, gosto muito da sua foto! Também gostei do que escreveu sobre a música forró e a importancia que tem na cultura brasileira durante o São João. Acho que você teve uma experiência muito legal e diversa com a festa de ICR, o Senhor do Bomfim, e o show do Flávio José.
ResponderExcluir